terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Prova de Fogo.

Prometi dias atrás que iria falar sobre o filme "Prova de Fogo" - na verdade o filme foi baseado em um livro de mesmo nome. Para ser bem sincero, não pensava que tantas pessoas haviam assistido ao filme. Pensei que eu era um, em meio à multidão. Na verdade sou mais um em meio a tantos que se comoveram com a história contada.

Essa obra tem se tornado uma referência para casais, principalmente para aqueles cristãos. A história de Caleb e seus 40 dias de dedicação à sua esposa tem muito mais a nos mostrar do que enxergamos à primeira vista. Pelo menos essa é a minha impressão.

O desafio proposto ao casal, mais exatamente ao marido, é passar 4o dias surpreendendo seu par (parceiro - esposa), na busca de salvar o relacionamento. A princípio, temos a impressão que, ao nos dedicarmos durante esses 40 dias, a outra parte, nossa cara metade, vai se surpreender e voltar suas atenções de volta ao relacionamento. O amor do outro é novamente reconquistado. O amor reascende com tanta dedicação.

Pois bem. Além dessa impressão inicial, coloco duas coisas. A primeira, e essa é bem perceptível ao final do filme, é que o desafio não envolve 40 dias no "Desafio de Amar". Na verdade o desafio é para a vida toda, representadada pelos dias em excesso que Caleb se dedica à esposa. A idéia gira em torno do famoso "para sempre", encontrado na declaração célebre que fazemos durante a cerimônia de casamento. Ao ser questionado pela esposa ao final do filme acerca de já terem passado os 40 dias, o marido responde que não havia motivos para ele parar de fazer aquilo que aprendeu naqueles dias.

A segunda questão, e essa acho que passa mais despercebida, é o foco da mudança. Muitos acreditam que o "Desafio de Amar" traz mudança na outra pessoa, que consequentemente passa a valorizar o casamento, e desiste de ir embora. Isso até é verdade. Mas mais verdadeiro ainda é o intuito de trazer mudança na pessoa que faz o desafio. A mensagem é que quem se dispõe a passar os 40 dias de desafio, muda a sua vida, a sua forma de enxergar o amor! A pessoa deve sair transformada após esse período. Fazer diversas coisas, sendo dedicado ao ente querido, deve ser uma coisa natural, e não advinda de um livro, de regras. Ninguém necessita de normas ou orientações para fazer algo de diferente para seu par, tornar a convivência mais agradável. Essa é a idéia que trabalho com ela. Esse é o meu foco.

As pessoas não têm que ter um "caderninho" com as regras do casamento. Amar deve ser natural e por conseguinte tudo aquilo que você faz pelo outro. Não importa se é servir um café da manhã na cama, ou mandar flores, ou ligar na hora do almoço para saber se está tudo bem. Quem ama deve fazer algo espontaneamente. De coração. Sem expectativas em relação à retribuição.

No livro de Mateus, capítulo 6, temos uma passagem que diz: "...não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita". Costumo dizer que esse texto nos diz que não devemos querer satisfação de nada que fazemos. A palavra de Deus nos manda orar ao nosso Pai em segredo. Nos orienta a "dar nossa esmola" em segredo. Sem alarde, sem cobrança. Se assim o for, "... teu Pai, que vê em secreto, te recompensará". Esse é o segredo. Quem nos recompensa não é o outro, não nosso parceiro, e sim Deus.

"...Pois vosso Pai sabe do que necessitas, antes de lho pedirdes". Mt 6:8

Tudo o que fizeres, faça por amor, com autruísmo.

Um abraço a todos.


Um comentário:

Pablo disse...

O cavalo manco!! Blz?

Quanto tempo que não nos falamos!

Já tem quase um ano que troquei de celular e não tenho mais os seus contatos... para minha grata surpresa vi que você voltou a escrever no seu blog... então farei contato por aqui mesmo.

Como seu aniversário está chegando, agende uma data para almoçarmos e/ou jantarmos juntos para comemorarmos mais um ano de vida.

Depois me passa de novo os seus contatos. Meu celular é: 9970.8290

grande abraço,

pb