domingo, 24 de janeiro de 2010

Longa Caminhada.

Nesse final de semana estivemos na cidade de Rio Casca para comemorar o noivado de nossa amiga Patrícia. Quem me conhece sabe que minha ida para lá foi algo inusitado. Não tenho o costume de fazer "programas" como esse. Mas valeu a pena.

Um momento emocionante da festa de noivado foi a troca de vídeo entre os noivos. E quero falar um pouco sobre isso. Na verdade mais especificamente sobre a música usada como tema dos vídeos, que por sinal era a mesma (bela coincidência).

Longa Caminhada. - Marina de Oliveira

Foi longa caminhada mas eu te encontrei
Tão perto dos meus olhos nunca imaginei
Depois de tantos vales de infelicidade
Eu duvidei
Depois de tanto tempo e tantas lutas
Deus me deu você
E hoje eu sei

Você estava guardado desde quando eu nasci
Era um propósito eterno para mim
Até agora guardado
E valeu tudo que esperei
Quando em seus braços meu amor
Eu me encontrei

Nunca imaginei sentir tão grande amor
Mas nos planos de Deus estavamos nós dois
Foi tão de repente
Que sua timidez me conquistou
Eu me apaixonei e já não tinha dúvidas
Que era você
E hoje eu sei

Foi longa caminhada eu sei
Mas eu te encontrei.


A letra da música é muito bonita. Me emociona quando a escuto. Porém fico aqui pensando o que nos leva a acreditar que existe alguém que estava guardado para nós desde quando nós nascemos. Que esse era um propósito de Deus para a nossa vidas. Que estava nos planos dEle que essas duas pessoas se encontrassem. Que não há mais dúvidas. A paixão é arrebatadora. Por mais longa que tenha sido a caminhada, naquele momento encontramos nossa "cara metade".

Meus pensamentos não param. E os casamentos que não se perpetuam? Para onde foi o sentimento que existia entre as pessoas quando estas se conheceram? Não estou falando de aliança e nem de compromisso, pois sei que esses dois itens mantêm muitas pessoas juntas. Estou falando sobre amor, sobre carinho, amizade. Sobre o sentimento que existe ou existia quando falamos para o outro que "foi longa a caminhada, mas eu te encontrei." Acho que vou acabar voltando ao que tenho pensado ultimamente: se os relacionamentos, principalmente os casamentos, não forem um exercício diário de amor entre o casal, de respeito, de responsabilidade, de auxílio, a probabilidade de algo dar errado é muito grande. E não estou certo se existe volta quando chegamos a um ponto em que o desânimo tomou conta de nós. Muitas vezes ainda temos um grande sentimento pela outra pessoa. Temos um carinho enorme, amizade e, às vezes até amor, mas já não temos isso pelo relacionamento. Já não nos sentimos mais fazendo parte do mesmo "todo".

Quando vi aqueles dois jovens trocando as alianças fiquei pensando nisso. Como é bom ver o brilho nos olhos dos que estão se comprometendo naquele instante. É algo maravilhoso. Enche o coração de todos os presentes. Acabamos acreditando mesmo que existe tudo isso que falei. E, pra falar a verdade, eu acredito. O que ainda estou procurando é entender o que faz com que isso se perca no meio do caminho. O que torna as coisas tão difíceis de serem "levadas". Por que nos esquecemos desse propósito de Deus? Qual o motivo de deixarmos de lado algo que acreditamos um dia? Todavia minhas dúvidas e meus questionamentos não tornam as coisas mais fáceis. Eles não fazem o tempo parar...

Ainda vou "ruminar" isso por um bom tempo. Sinto isso dentro de mim. Por hora fica aqui o conselho de quem tem "pensado" muito a respeito: não saiam da "estrada de tijolos dourados". Não se deixem levar pela rotina do dia a dia, pela correira da vida cotidiana. Não se percam pelo caminho, pois nem sempre teremos a condição de fazermos como a pequena Dorothy e encontramos o caminho de volta para o Kansas.

Um abraço a todos.


Nenhum comentário: