sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Desculpa X Perdão.

O dia a dia trás por si só alguns temas que gosto de divagar a respeito. Por hora, vou ficar com a diferença entre a desculpa e o perdão.

desculpa

s. f.

1. Perdão de culpa ou ofensa.

2. Alegação atenuante ou justificativa de culpa, ofensa, descuido.

3. Escusa, pretexto.

perdão
(origem controversa)

s. m.

1. Remissão de culpa, dívida ou pena. = desculpa

2. Absolvição, indulto.

3. Benevolência, indulgência.

interj.

4. Fórmula que exprime um pedido de desculpas.

Na essência, tanto a palavra desculpa, quanto a palavra perdão, acabaram se tornando comuns em seu uso no cotidiano. Tão banais que poucas vezes paramos para pensar se existe diferença entre elas.

Pelo dicionário, a palavra desculpa traz inclusive o perdão como sinônimo, mas hei de discordar dessa posição. Em minha opinião, e não quero dizer que ela seja a correta, a desculpa está mais relacionada a um ato cometido, uma falha, na qual não existia a intenção por assim dizer. Algo como você, por distração, acabar derrubando algum objeto na casa de um amigo. Não existia em você a intenção de jogar aquele objeto no chão. O fato seria evitado apenas se você tivesse tido mais cuidado, atenção. Penso que a desculpa está relacionada diretamente à falta de culpa, de vontade de praticar o ato em si.

No tocante ao perdão, acredito ser ele mais relacionado a um ato proposital, com intenção, ao qual você necessita que a pessoa lhe conceda a sua graça, o seu indulto. O perdão se relaciona, e acho que já falei isso aqui antes, a deixarmos a pessoa livre, para fazer novamente a mesma coisa conosco. Ou seja, cometer o mesmo erro. Perdoar envolve entender que a pessoa errou, teve o seu propósito, mas que se arrependeu do que fez.

No perdão encontramos uma das maravilhas de Deus. A remissão de nossos pecados é uma dádiva divina, uma graça alcançada por todos nós, através de Cristo. Pelo sangue de Jesus, todos nós fomos redimidos perante Deus. Temos que agradecer muito por isso.

Então meus amigos, colegas, companheiros e visitantes do Blog, espero que, de alguma maneira, eu tenha conseguido dirimir essa dúvida. Muitas vezes nem pensamos nessa diferença, mas espero que daqui para frente, seja diferente. Ao pedir desculpas ou perdão a alguém, veja em seu coração se existe a culpa. Se ela estiver lá, peça perdão, e não apenas desculpas ao seu próximo. E Deus permita que você seja perdoado, pois esse é o presente Dele. Se há arrependimento de coração, todos deveriam ser perdoados. Mas se não houver culpa, desculpas devem ser aceitas.

Esse é um dos grandes motivos que me levam a perguntar sempre a alguém que me pede perdão, o motivo do pedido. Sempre quero saber: você está pedindo perdão pelo quê exatamente? Em muitas das vezes, aparece um motivo oculto aos nossos olhos.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: