terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pincelando o TDAH.

Muita gente tem me perguntado mais acerca do TDAH. Assim sendo, resolvi pegar um resumo, na verdade uma lista com critérios sugeridos para TDAH, do que Ana Beatriz Barbosa Silva diz em seu livro “Mentes Inquietas” e colocar aqui. Só frisando que não copiarei o que está no livro, apenas resumirei da minha maneira.

1º Grupo: Instabilidade de Atenção:

  1. Desvio, com facilidade, de atenção;
  1. Dificuldade em prestar atenção à fala dos outros;
  2. Desorganização cotidiana;
  3. Apresenta “brancos” durante conversas;
  4. Tendência a interromper os outros durante conversas;
  5. Costuma cometer erros de fala, leitura ou escrita;
  6. Hiperfoco (concentração intensa num único assunto num determinado período).
  7. Dificuldade em permanecer em atividades obrigatórias de longa duração;
  8. Interrompe tarefas no meio.

Dos 9 critérios acima, me identifico com 6 deles, principalmente com os itens 1, 3, 5, 7, 8 (nem se fala) e 9.

2º Grupo: Hiperatividade física e/ou mental:

  1. Dificuldade em permanecer sentado por longos períodos (se mexe o tempo todo).
  2. Está sempre mexendo os pés e as mãos;
  3. Inquietação e ansiedade;
  4. Costuma estar sempre ocupado com algum problema seu ou dos outros (remoendo os problemas);
  5. Costuma fazer várias coisas ao mesmo tempo;
  6. Envolve-se em vários projetos ao mesmo tempo (muitas idéias);
  7. Às vezes se envolve em situações de risco;
  8. Freqüentemente fala sem parar, monopolizando as conversas;

Bom, vamos lá. Dos 8 sintomas citados acima, identifico-me com... Bem, vejamos... 8. Essa foi fácil. Não ficou nenhum de fora. O número 7, hoje em dia, apenas no trânsito, mas quando era mais novo, adolescente principalmente, nem se fala. Meu amigo Jonas, que tem recebido e lido o Blog, que me ajude a fazer as contas das situações de risco (risos).

3º Grupo: Impulsividade:

  1. Baixa tolerância à frustração;
  2. Costuma responder a alguém antes que este complete a pergunta;
  3. Costuma provocar situações constrangedoras por falar o que vem à mente sem filtrar antes o que vai ser dito;
  4. Impaciência marcante no ato de esperar ou aguardar por algo. Filas, por exemplo.
  5. Impulsividade para comprar, sair de empregos, praticar esportes radicais, comer, jogar, etc.
  6. Reage irrefletidamente às provocações, críticas e rejeições;
  7. Tendência a não seguir regras ou normas preestabelecidas;
  8. Compulsividade;
  9. Sexualidade instável. Alterna períodos de altos e baixos desejos sexuais;
  10. Ações contraditórias. O TDAH é capaz de externar uma raiva por causa de uma pequena coisa e depois de minutos estar bem novamente, externando carinho e preocupação;
  11. Hipersensibilidade. Melindra facilmente.
  12. Hiperreatividade. Contagia-se com os sentimentos dos outros;
  13. Tendência a culpar os outros;
  14. Mudanças bruscas e repentinas no humor;
  15. Tendência a ser muito criativo e intuitivo;
  16. Tendência ao desespero diante de algo difícil.

Bom, das 16 características acima, identifico-me com a maioria, talvez umas 13 delas. Em relação a algumas, fiquei realmente em dúvida. O livro explica melhor cada uma delas, mas não estou certo sobre todas.

4º Grupo: Sintomas secundários:

  1. Tendência a ter um desempenho profissional abaixo do desejado e esperado;
  2. Baixa autoestima;
  3. Dependência química;
  4. Depressões freqüentes;
  5. Intensa dificuldade em manter relacionamentos;
  6. Demora excessiva para iniciar ou executar algum trabalho;
  7. Baixa tolerância ao estresse;
  8. Tendência a apresentar um lado criança que aparecerá, por toda vida, na forma de brincadeiras, humor refinado, caprichos, pensamentos “mágicos” e intensa capacidade de fantasiar fatos e histórias;
  9. Tendência a tropeçar, cair, derrubar objetos;
  10. Tendência a apresentar caligrafia ruim ou de difícil entendimento;
  11. Tensão pré-menstrual muito marcada;
  12. Dificuldade de orientação espacial, tal como encontrar um carro no estacionamento;
  13. Avaliação temporal prejudicada.
  14. Hipersensibilidade a ruídos, principalmente se repetitivos;
  15. Tendência a exercer mais de uma atividade profissional;
  16. História familiar positiva para TDAH.

Das 16 citadas acima, acho que me enquadro claramente em 10 delas. É claro que não tenho TPM, mas deixei bem descrito o item 8, pois é uma das características secundárias que mais me identifico. Claro que sou muito 1, 2 nem se fala, graças a Deus passei longe do item 3, 4 poucas vezes, 5... Bem, meus dois amigos hoje podem falar melhor a respeito, 7? Sou eu. O 9, acho que não. Quem trabalha comigo, sofre com o 10. Não tenho 11, nem 12, nem 13 (sou pra lá de pontual). 14? Os toques de celular fora de hora no trabalho que o digam. 15? Nem sei. Acho que sim. E 16, minha família fala por si mesma.

Acho que é isso. Em 50 devo ter tirado A+ (risos). Como se isso fosse vantagem pra alguém. Estou apenas descontraindo. Acredito que, para aqueles que convivem comigo, essa explicação básica, deva ajudar bastante. Espero que sim. Até mesmo para cessarem alguns comentários maldosos que vemos no dia a dia. Tem coisas que fogem do nosso controle. São impulsos, e seria ótimo que as pessoas percebessem isso e mais ainda, entendessem que não é por mal. Isso é um transtorno.

Isso é ser um TDAH.

Nenhum comentário: