sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Lá vai o trem!

Tem uma música do Milton Nascimento, “Encontro e Despedidas” que gosto muito. Principalmente por em momentos da minha vida me identificar com trechos da melodia.

“Todos os dias é um vai-e-vem. A vida se repete na estação. Tem gente que chega pra ficar. Tem gente que vai pra nunca mais...”. A vida é repleta de momentos únicos. Em alguns deles pessoas maravilhosas chegam em nossas vidas. Outros são aqueles repletos de surpresas. Todavia há horas em que precisamos partir, ou melhor, deixar algumas pessoas irem.

Tenho um histórico familiar bem complexo. Poucas pessoas conhecem a fundo todos os episódios que marcaram minha história como um todo. Mesmo assim, diante de fatos recentes, creio que está na hora de algumas delas partirem, ou quem sabe de eu partir.

“Tem gente que vai e quer voltar. Tem gente que vai, quer ficar. Tem gente que veio só olhar. Tem gente a sorrir e a chorar. E assim chegar e partir...”. A vida é assim. Não tem como ser tão diferente. Muitas vezes partimos sem querer e outras vezes nos intrometemos apenas para olhar. E assim vão ficando pelo caminho pessoas a sorrir e a chorar. Nesse caso, acho que a chorar.

Mas não deixam de ser “dois lados da mesma viagem”. O mesmo trem que chega é o trem da partida. São horas que existem encontros e despedidas. E a plataforma dessa estação não deixa de ser a nossa vida.

Sei que reviravoltas existem. E é por isso mesmo que a estação sempre vai estar posta a aguardar o retorno de algum trem que partiu. São decisões difíceis de tomar, mas, às vezes, necessárias.

Todos somos responsáveis por nossos atos. Até mesmo eu, diante de posições radicais que precisam ser tomadas, pelo bem de uns ou de todos. Muitas vezes são atitudes que visam nos poupar de continuar a sofrer e a chorar. Outras vezes, apenas para aplacar o orgulho ferido. Todavia o trem tem que cumprir o seu horário. E, se não me engano, estou ouvindo o seu apito, anunciando a partida.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: