quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Comentando...

Bom, falei para alguém que tentaria comentar algo a respeito da saga “Crepúsculo”. Confesso que não sou fã dessas histórias de vampiros e tudo mais. Mas como sou de falar de tudo, lá vamos nós.

Ao que entendi, Crepúsculo é o início de tudo. A transição na vida da protagonista (Bella) do dia para a noite. Da claridade para a escuridão (sinistro). Algo como se fosse uma transição de seu lado humano (claridade) para o lado vampiro (escuridão). O segundo livro, ou filme (fica a critério de quem leu ou viu), “Lua Nova”, diz respeito ao ponto mais escuro da noite. É a “meia noite” na vida de Bella. Momento no qual Edward lhe abandona, lhe deixando à mercê de seus sentimentos, a ponto de se envolver com Jacob, que aparentemente lhe tem um amor sincero.

“Eclipse”, a meu modo de ver, diz respeito ao lado sombrio (Edward) ofuscando o lado mais humano que ainda resta em Bella. Talvez o amor representado pela figura de Jacob em sua vida, e, por mais que ele não seja humano, seu vínculo com a humanidade. É nesse momento que a protagonista decide (se é que tem escolha) entre os dois. Não existe mais o sol. Apenas Edward.

Em “Amanhecer”, Bella se “apresenta” para sua nova vida, nova realidade. Na minha humilde opinião, não existe nada de amanhecer nisso. Ela nasce para sua vida de vampiro (escuridão total!). Passa de um simples peão no tabuleiro de xadrez, a uma Rainha no “jogo”.

Ouvi dizer que existe um outro: “Sol da meia noite”. Não estou certo, até mesmo por não ter lido os livros, nem ter interesse neles. Parece-me que foi cancelado, ou algo do tipo. Assim sendo, não dá nem para fazer comentários acerca dele. Que sol há em meio a tanta escuridão?

Como não podia deixar de ser, vai aqui meu comentário. Talvez algo do tipo: em meio a tanta escuridão, eu escolha a Cristo.

Em 2 Pedro 1:19 temos: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.”

Jesus é a estrela da manhã. Aquele que verdadeiramente vem para iluminar nossos corações.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: