segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Aliança e/ou Compromisso.

Mais uma vez foi uma conversa descontraída que me levou a mais uma postagem. Dessa vez o assunto era relacionamento. Mais especificamente o “modismo” que vejo hoje em dia das famosas “Alianças de Compromisso”. O assunto é interessante. Por isso pensei em falar um pouco acerca da minha visão sobre Aliança e Compromisso.

aliança

s. f.

1. Laço que prende duas ou mais entidades que se prometem mútua amizade e auxílio.

2. Laço existente entre duas famílias, mediante casamento.

3. Anel liso, de ouro.

Em Gênesis capítulo 9, Deus faz com o homem, a sua aliança. Após o dilúvio, Deus estabelece com Noé um laço, no qual se compromete a não mais destruir tudo o que tem vida pelas águas do dilúvio.

Esse é o significado que gosto para “aliança”. Esse laço, acordo, entre as pessoas, no qual elas se comprometem mutuamente umas com as outras, quer seja em amizade, amor e/ou auxílio.

compromisso

s. m.

1. Obrigação contraída entre diferentes pessoas de sujeitarem a um árbitro a decisão de um pleito.

2. Promessa mútua.

3. Concordata de falido com os seus credores.

4. Acordo político.

5. Estatutos de confraria.

6. Escritura vincular.

7. Convenção.

8. Contrato.

9. Comprometimento.

10. Ajuste.

Aqui a coisa fica mais clara. No caso que estou tratando, podemos dizer que o melhor significado seria o de “Promessa mútua” e de “Comprometimento”.

Claro que para aliança temos o significado de Anel liso, de ouro. Como as atuais alianças de compromisso não são desse padrão, prefiro ficar com o significado que dei a ela: Laço que prende.

Estando os significados detalhados, podemos agora divagar sobre o tema. Até tempos atrás, existiam apenas as alianças de noivado e as de casamento. Em muitos casos elas eram inclusive as mesmas. O que ocorria era apenas a troca de mãos (saía da direita para a esquerda). Tempos depois, começamos a nos deparar com casais de namorados, que, após alguns meses (melhor que fosse ano) de namoro, trocavam alianças (normalmente de prata), como forma de demonstrar que o namoro era sério, “pra valer”. A intenção era demonstrar que apesar de não estarem prontos para o casamento, essa era a intenção do casal. Ali se estabelece uma aliança e um compromisso, principalmente de seriedade no namoro e fidelidade a ele.

Nos dias de hoje, e esse era o mote da minha conversa, as famosas “alianças de compromisso” viraram motivo de piada e de brincadeira. No fundo no fundo, é apenas uma intenção da outra parte de “proteger seu patrimônio”. As alianças pretendem apenas demonstrar para a sociedade que aquela pessoa tem “dono”. O propósito não mais diz respeito à fidelidade e à seriedade do namoro. E era isso que eu estava criticando.

Precisamos usar uma “coleira” para dizer que é o nosso dono? Não sabe até mesmo um cachorro, quem é seu senhor? Nossos animais de estimação usam coleira exatamente com o objetivo de mostrar para a “carrocinha” que existe um proprietário para eles. Nada mais. E qual o motivo então de não usarmos uma coleira então? A Luma de Oliveira que o diga, quando resolveu desfilar em um evento com uma coleira em seu pescoço com o nome do marido (Eike Batista). Aquilo fugiu do padrão aceitável e criou muita polêmica.

Os casais que sem comprometeram com alianças que me perdoem as palavras, se elas não fizerem nenhum sentido para eles. Todavia não é essa a impressão que tenho. Não encontro nas pessoas o comprometimento que deveria existir. A cumplicidade que outrora era esperada. A seriedade então, nem se fala. Muitos não conseguem nem chegar a um ano de namoro. Ao casamento então, nem se fala.

Não me coloco aqui como juiz nem censor de ninguém. Se seu coração lhe diz que está na hora de se comprometer, de firmar um compromisso (que não deveria ser quebrado) com alguém, parabéns. Esse é o caminho. Todavia, se você o faz por modismo ou por qualquer cobrança que exista, não faça isso. Um símbolo grandioso está sendo jogado no lixo com sua atitude. Qualquer objeto perde o valor ao ser vulgarizado. Até mesmo o ouro a prata e o diamante, se assim o fizessem com eles.

Pensem nisso. E se comprometam e criem alianças, de coração.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: