sábado, 9 de janeiro de 2010

Ratatouille.


Receita típica da região de Provence na França, onde é servida como entrada ou até mesmo como acompanhamento de outros pratos. Mas não quero falar da comida e sim do filme. Esse sim vale a pena ser visto. Além de ser uma ótima animação, na qual temos um ratinho Chef de cozinha, o filme traz uma mensagem tremenda com a qual me identifico extremamente.

A mensagem do filme é “Qualquer um pode ser um cozinheiro”. A bem da verdade, qualquer um pode ser o que quiser nessa vida, basta acreditar em si mesmo e nas oportunidades que a vida lhe dá. E é exatamente isso que falo para as pessoas que convivem comigo o tempo todo! Acredite em seus sonhos e trabalhe para torná-los realidade. Para tanto faça uso de todos os artifícios possíveis e conquiste pelo caminho amizades, amigos, amores, prazeres. Isso sim é viver.

Uma passagem do filme me chamou bastante a atenção. Nosso ratinho protagonista está mantendo uma conversa com seu pai. A intenção do patriarca é mostrar para nosso pequeno roedor que cada um nasceu para ser aquilo que é. No caso específico: um rato. Nada, além disso. Que não existe amizade entre humanos e ratos e por aí a fora. Todavia nosso pequeno Chef se recusa a aceitar a realidade que lhe foi posta. Ele realmente acredita que pode ser diferente, que pode mudar o futuro (e não apenas dele!). Isso sim é uma grande lição. Ao término do diálogo, temos a seguinte passagem:


___“- A Natureza tá sempre em mudança, Pai. E essa responsabilidade tem que ser nossa. A começar pelas nossas próprias atitudes!

- Aonde você vai? - quis saber o Pai.

- Se eu der sorte... em frente!

Se eu der sorte, em frente! Que frase magnífica. Não sei se vocês viram o filme, mas os convido a fazê-lo. Eu me cobri de emoções ao ouvir essas frases. Qualquer um pode dizer para si mesmo: “Se eu der sorte, em frente”. Ouso apenas a dizer que não dependemos tanto da sorte assim. Mas vale o sentido que o texto traz às nossas vidas! Qualquer um pode seguir em frente. E não para os lados, nem tampouco para trás! Caminhem em frente, rumo aos seus objetivos.

Ame a si mesmo e realize seus sonhos, afinal de contas, qualquer um pode se tornar um cozinheiro, até mesmo um rato! E você, até quando vai ficar se sentindo apenas um rato nessa vida?

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: