segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Caráter.

Caráter – uma questão de bom senso.

carácter (át ou áct)caráter (át) ou carácter (áct)
(latim character, -eris, sinal, marca)

s. m.

1. O que faz com que os entes ou !objetos se distingam entre os outros da sua espécie.

2. Marca, cunho, impressão.

3. Propriedade.

4. Qualidade distintiva.

5. Índole, gênio.

6. Firmeza.

7. Dignidade.


Bom, é claro que estou falando de caráter no sentido de índole, gênio, dignidade. Esse é um assunto delicado, mas vou me embrenhar por ele.

Uma das questões que percebi que envolvem o caráter de uma pessoa, diz respeito ao intento que a mesma tem ao entrar em sua vida. A pessoa de caráter duvidoso (e vou dizer isso para não chamar ninguém de mau caráter), entra em sua vida, se envolve nela, conquista sua amizade, seu carinho, muitas vezes o seu amor, e quando menos esperamos ela vai e pisa na bola conosco. Sua postura e seu comportamento estão repletos de segundas intenções.

Ao mau caráter falta muitas vezes virtudes mais presentes em outras pessoas. Não existe aquele que é perfeito, mas temos aqueles nos quais os defeitos são menos acentuados.

Não me julgo coisa alguma, pois sei que sou apenas pó e ao pó retornarei. Sei da minha natureza humana e que essa é fraca e efêmera. Mas, pelo menos junto àqueles que prezo, que dou valor, procuro demonstrar apenas as coisas que me são boas. Procuro demonstrar a elas o melhor do meu caráter. Pena que nem todos que encontramos pelo caminho também são dessa maneira.

Acredito que já no meio desta postagem, muitos estão apontando o dedo para diversas pessoas que conhecem e que gostariam de colocar o caráter em dúvida. Todavia o sentido principal é olharmos para nós mesmos e julgar em que instância estamos sendo de bom ou mau caráter com aqueles a quem temos estima. Não traia a confiança de ninguém, mas entenda que ao faltar com a verdade com alguém, você já estará fazendo isso.

Cada um tem seu modo de pensar e justificativas. Mas além de tudo, tem as verdadeiras respostas em seu coração.


E são essas que valem.



Nenhum comentário: