quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Longanimidade

Para se fazer uma fogueira o que preferimos: madeira ou sementes? A resposta depende do seu objetivo. Para aqueles que procuram resultados imediatos, certamente deveríamos responder madeira. Todavia assim que a fogueira se apagar, você precisará de mais madeira.

Agora para aqueles que querem ver resultados futuros e duradouros, a resposta correta será semente. Porque, se plantarmos as sementes, teremos futuramente uma floresta inteira para nos fornecer toda a madeira necessária a produzirmos o fogo que precisamos para nos aquecer.

Na nossa vida devemos sempre plantar sementes. Sempre devemos semear nossos amigos, filhos, parentes, pessoas mais próximas. O resultado não será imediato. Não devemos exigir das pessoas o que elas não podem nos dar no momento. Mas, assim que as sementes frutificarem, essas pessoas estarão aptas a nos fornecer os seus frutos.

Não devemos ser demasiadamente imediatistas. Devemos ser longânimes. Talvez venhamos a morrer sem vermos o resultado do nosso trabalho. Mas não tenhamos dúvidas de que muitas das sementes que plantarmos durante nossa vida, darão o seu fruto no tempo certo. Vejo isso em minha filha. Hoje, aos sete meses de idade, ela não está pronta para me dar nenhum fruto. Todavia eu não deixo de plantar uma semente nela a cada dia de sua vida. Certamente um dia ela florescerá e dará os mais belos frutos, a saber: mansidão, domínio próprio, longanimidade, benignidade, fidelidade, alegria, paz e amor.

Experimente agir assim com os seus próximos e você seguramente colherá frutos amanhã.

Um abraço a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.