quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Star – Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros


A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) lançou agora em setembro o sistema Star. Com ele os usuários do sistema bancário poderão consultar as tarifas bancárias dos principais bancos nacionais podendo fazer uma comparação entre eles. Esse sistema favorece a maior competitividade entre os bancos. Isso pelo menos na teoria.

O lançamento do sistema é uma resposta da federação à recente discussão do governo federal em torno da redução das tarifas bancárias. A intenção dos bancos não é discutir a redução, mas dar maior transparência ao setor, fornecendo aos usuários a condição de fazer a melhor escolha entre os diversos bancos nacionais. Apesar de que temos que levar em conta que as nomenclaturas apresentadas pelos bancos são divergentes entre si. Precisamos de uma padronização para poder comparar melhor.

Não obstante à atitude da Febraban, o Governo Federal pretende pressionar os bancos em busca da almejada redução, tendo em vista que as tarifas bancárias têm aumentado em proporção muito superior às aberturas de contas.

http://www.febraban.org.br/


Ps. O sistema Star já apresentou desde sua criação, mais de 4 milhões de acessos.


Nenhum comentário: