Outro dia entrei em uma discussão sobre os juros brasileiros (taxa Selic). Sem entrar muito em detalhes técnicos, vou deixar aqui minha impressão.
Quando o governo fala que mantém os juros elevados por causa do risco de inflação, creio que ele está falando apenas meia verdade. A inflação é sim uma preocupação levada em consideração, mas será que é a única?
Certamente que não. Basta pensarmos na dívida pública brasileira. Um valor que já ultrapassa a casa de R$ 1.000 trilhão! Mas o que a dívida pública brasileira tem a ver com a taxa Selic? Simples. A dívida é indexada pela nossa taxa básica. Ou seja, se o nosso governo abaixar demasiadamente os juros básicos, os investidores que mantém o seu dinheiro investido nos títulos do governo, passarão a achar não tão compensador deixar o dinheiro “aplicado” na rolagem da dívida. Assim sendo o Brasil teria que arcar não apenas com os juros, mas sim com o valor principal da dívida.
Aí sim estaríamos com problemas. Então, toda vez que você ouvir o governo falar em taxa de juros mantida por causa da inflação, veja isso como sendo uma informação parcial. Com omissão de motivos.
Um abraço a todos.
Contabilizando as memórias de um portador de TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). Contabilizando os problemas do dia a dia. Contabilizando os lançamentos contábeis (risos). Contabilizando os erros cometidos. Contabilizando o dia a dia. Enfim, contabilizando...
terça-feira, 25 de setembro de 2007
Taxa Selic.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário