terça-feira, 18 de setembro de 2007

Vivendo o momento adequado.

Desde o nascimento de minha filha, tenho atentado para o dia a dia das crianças e dos adolescentes da atualidade. Muita coisa se difere de quando eu ainda era menino, onde aos onze, doze anos era comum brincarmos de pique esconde, polícia e ladrão, dentre outras brincadeiras ingênuas. O que vejo hoje me assusta.

Não são raras as noticias de garotas, ainda adolescentes, que engravidam mesmo diante de tanta informação presente no cotidiano. O certo seria que os jovens se preservassem para quando adultos desfrutarem dos prazeres do sexo. Não acredito que crianças (é assim que os chamo), estão prontas para iniciar sua vida sexual.

O resultado em sua maioria é desastroso. Vidas perdidas, emoções destruídas, famílias desestabilizadas. Muitos pais não querem ver a realidade dos nossos jovens. Por isso se escondem atrás de uma falsa confiança, na expectativa de que nada de errado possa acontecer. Afinal, tem tantos métodos anticoncepcionais à disposição hoje! Por que logo minha filha vai engravidar? Por que meu filho vai engravidar alguém? Sem falar na grande probabilidade de o casal não se manter unido e mais uma criança crescer sem o parâmetro de um dos progenitores. Os adolescentes têm que viver a sua juventude. Estudar, sair, se divertir, curtir a família, os amigos. A adolescência serve para que sejamos preparados para a vida adulta. Não devemos de forma alguma pular essa fase.

Mas não falo apenas da gravidez. Os adolescentes não estão prontos para ter tanta responsabilidade em suas costas. Todavia ter um filho, ou até mesmo ser sexualmente ativo, requer uma mente madura. Não duvidem disso. Ah, mas já sei! Se for o caso de uma gravidez, deixa a responsabilidade com os avós. Afinal de contas foram eles que não deram conta da educação de seus filhos...

“Educa a criança no caminho que deve andar, e ainda quando envelhecer não se afastará dele”. Pv 22:6

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: