sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dados estaduais

Segundo dados da JUCEMG (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais), no primeiro semestre desse ano, foram registradas quase 12.000 extinções de empresas no Estado. Esse dado representa mais de 50% de aumento em relação aos registros feitos no mesmo período de 2006.

Tal crescimento pode ser visto como resultado não apenas da desburocratização (menor exigência para o encerramento das atividades), em decorrência da Lei Geral da Micro e Pequena empresa, mas também em função da maior exigência fiscal em torno das empresas o que tem feito com que elas se mantenham em dia com suas obrigações fiscais. Assim sendo, fica mais fácil na hora de proceder o encerramento das atividades de uma empresa. O grande entrave na hora de se encerrar uma empresa é a exigência da Junta Comercial da certidão Negativa do INSS.

O dado positivo é que também aumentou o número de abertura de empresas no estado em relação ao mesmo período do ano passado. Minas Gerais ficou apenas atrás de São Paulo no número de abertura de empresas.

Nenhum comentário: