quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Pai Nosso

Enquanto permaneço lendo o livro “Os Segredos do Pai Nosso” algumas coisas se tornam mais claras para mim. Sempre tive como certo que não devemos ser preconceituosos em momento algum de nossas vidas. É claro que nem sempre é fácil, mas devemos tentar.

Quando tentamos entender a expressão “Pai Nosso” uma realidade tem que vir em nossa mente. A de que Deus é o Pai de todos. O “Nosso” não é individualista, mas generalista.

Cristão, judeus, mulçumanos, budistas, dentre outros, tentam a cada dia trazer Deus para a sua realidade religiosa. Todavia Deus independe dessas tentativas. Ele é acima dessas divergências. A humanidade em seu todo é Dele. Ninguém é proprietário de Deus.

Entendendo não existir diferença entre as pessoas não devemos nos considerar superiores aos demais, quer seja pela religião, quer pela cultura ou inteligência.

Filhos e pais devem se respeitar mutuamente. Maridos e mulheres, colegas de trabalho, religiosos em geral. Deus não quer ver os homens se destruindo uns aos outros. Ainda mais em nome Dele, como se fosse Sua vontade ver alguém destruindo ao próximo.

Ainda esses dias acompanhamos o desenrolar dos fatos na República de Mianmar. Eu mesmo fiz a postagem do “Free Burma” no dia quatro desse mês. Ali está um exemplo claro de homens (militares) destruindo os outros (monges) em nome de uma suposta “superioridade”. Na minha opinião, pura imbecilidade.

Portanto, devemos ser tolerantes com o próximo. Aquele que julga o outro, condena a si mesmo.

Um abraço a todos.

Um comentário:

Juℓi Ribeiro disse...

Leonardo:

Gostei muito de seu blog
e escolhi este tema para deixar
o meu comentário.
Penso que o respeito é a coisa mais importante em qualquer situação e relacionamento.
Quando era criança, guardei as palavras de minha avó:
"Quando der um pão ou qualquer coisa a alguém, dê também o respeito..."
Existem muitas religiões diferentes, opiniões diferentes, culturas diferentes mas seria maravilhoso se todos se respeitassem, procurassem não julgar e se unissem para o bem comum.
Sei que falar é fácil...
Concordo com o que você escreveu:
Deus é o Pai de todos. O “Nosso” não é individualista, mas generalista.

Um abraço.