quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Igualdade

Somos todos iguais? Certamente que não. Que pergunta mais tola. Mas ela tem um propósito.

Todos os seres humanos possuem capacidades e dons diferentes. Algumas pessoas obviamente têm mais habilidades que as outras. Todavia acredito que a igualdade não nasce porque todos somos iguais, mas porque usamos de nossas diferenças para suprir as necessidades uns dos outros.

Como promover a tão sonhada solidariedade entre os povos? Acredito ser a partir do momento que controlamos nossas emoções. Sem o controle da emoção, nos perdemos em nossa razão.

Aqueles que são mais capazes nessa vida deveriam, por gratidão, ajudar aqueles mais necessitados. Os que são fortes deveriam ter compaixão para com os fracos. Jesus mesmo nos ensinou isso. Os “maiores” deveriam servir os “menores”. Aquele que queria ser grande deveria servir ao próximo.

Doar-se nessa vida é um privilégio. Infelizmente poucos vivem dessa maneira. Devíamos nos comportar como se fossemos uma grande família (não a da Rede Globo). Nossas personalidades são diferentes, mas o amor que sentimos uns pelos outros deveria ser igual.

Devemos ser em nossa essência mansos, tranqüilos. Eu mesmo gostaria de ser uns 90% menos estressado do que sou. Queria ter a emoção controlada, tranqüila.

Como diria Heródoto Barbeiro: “Responsabilidade Social, você está fazendo sua parte?”

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: