sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Relacionamentos

Você que já se relacionou amorosamente com alguém, provavelmente vai se identificar com as palavras abaixo.

Boa parte dos casais (namorados, casados, ficantes, amantes, etc.) acaba com o decorrer do tempo desenvolvendo um certo tipo de crise afetiva. Tal crise é advinda da falta de saber ouvir e também da falta de diálogo no relacionamento.

Todos nós temos aptidão para falarmos sobre política, futebol, novela, cinema, dinheiro, arte, entretanto não sabemos falar de nós mesmos. Sempre nos emudecemos quando o assunto é nossa história de vida. Nossos sentimentos sempre ficam guardados naquele baú antigo, da época em que nossos tetravôs ainda eram vivos.

Nossa personalidade pode ser comparada a uma residência, com vários quartos, banheiro, copa, cozinha, DCE, varanda, sala de estar. Como já disse em postagem anterior, o ser humano tem, por hábito, o costume de apresentar apenas a sala de estar para seus convidados. Temos medo de apresentar a nossa área mais íntima para os outros.

Quem é que conhece, verdadeiramente suas mágoas, suas angústias, seus conflitos, seus desejos mais profundos? O cultivo do amor não se dá pelo simples fato de convivermos e a cada data comemorativa, enchermos o nosso companheiro de presentes. O melhor presente que alguém pode receber de nós e dar-nos a conhecer nossa história.

Se você acredita amar alguém, aproveite então para se fazer os seguintes questionamentos:

1. Quando foi que decepcionei a quem amo?
2. O que faço no dia a dia que aborrece minha cara metade?
3. Qual atitude tomar para fazê-lo mais feliz?
4. Sou seu melhor amigo?

Se você tem feito essas perguntas constantemente, parabéns. Caso contrário você está no caminho errado. A sua residência continuará tendo apenas uma bela sala de estar. O restante da casa, continuará indisponível.

Muitos de nós começamos bem nossos relacionamentos, mas acabamos mal. Falta-nos a arte de sermos amigos, de dialogarmos, de sermos parceiros.

Eu mesmo adoro defender meus pontos de vista, mas nunca me vi defendendo o ponto de vista de outrem. Acabo ganhando batalhas com meu interlocutor, mas perco o seu carinho, respeito e amor.

Gostaria de não ter mais medo de ser questionado. Queria não temer ser criticado, achincalhado, incompreendido. Queria não ter vergonha de mim mesmo e me abrir, expondo os meus sentimentos.

Fica aqui algumas sugestões para aqueles que amam:
• Brinquem mais
• Sonhem juntos
• Murmurem menos
• Sejam agradecidos
• Surpreendam seus companheiros
• Sejam criativos (vivo dizendo isso).
• Dêem presentes – toda mulher adora flores.
• Quem sabe um jantar?
• Bem, saiam da sua rotina.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: