quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Liderança

Tem algumas coisas na vida que são certas. Uma delas segundo muitos é a morte. Eu prefiro me ater às opções. Isso mesmo: Todos nós temos opções nessa vida.

As opções que temos no dia a dia influenciam diretamente nossa condição de vida, nosso caráter e também nossa aptidão de sermos bons líderes. Quando estava lendo o livro “Como se tornar um Líder Servidor” me deparei com as seguintes opções: ou lideramos através do poder ou através da autoridade.

A diferença entre poder e autoridade é gritante. Pelo poder obrigamos os demais a fazerem determinadas atividades por que possuímos uma certa posição, uma força para os compelir a atender nossa vontade. Quando exercemos a autoridade, estamos trabalhando com a capacidade de levarmos as pessoas a nos atender espontaneamente. Os indivíduos nos atendem por respeito a nós, pelo nosso carisma.

Quem possui o poder pode perdê-lo a qualquer tempo. A autoridade permanece com você. Ela independe de seu cargo, ela é pertinente a seu caráter.

Eu, particularmente, procuro não exercer a força com meus colaboradores. No meu setor existem cerca de 30 pessoas subordinadas a mim e tenho a impressão de que a maioria delas me respeita pelo que sou, e não apenas pela minha posição na empresa.

É com gratidão que escuto, muitas vezes, diversas pessoas me dizerem que eu sou o melhor “chefe” com que elas trabalharam. Não por que vivo fazendo concessões a eles, mas por que somos acima de tudo companheiros de trabalho. Eles me vêm como alguém semelhante a eles. Já disse em postagem anterior que vivo incentivando-os a procurarem melhorar a própria vida. Alegra-me saber que muitos deles prestarão vestibular agora no final do ano. Quer dizer que eles me ouviram.

Ademais, prefiro me espelhar em Jesus, que foi o maior líder de toda a história da humanidade. Ele é respeitado na maior parte do mundo. E Jesus deixou um bom exemplo para aqueles que querem ser líderes. Em uma de suas mensagens, Ele nos disse que aquele que quer ser um líder deve primeiramente servir ao próximo.


Um abraço a todos.

Nenhum comentário: