quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Qualidade de Vida

Todo projeto na vida precisa de um modelo. Imagine um edifício. Antes de ser construído ele precisa ser desenhado e arquitetado. Esse processo ocorre com qualquer produto que se deseje bem elaborado. O modelo determina o controle de qualidade.

Nosso eu, embora livre e flexível, também precisa de modelos. Sempre teremos características próprias, mas necessitamos de modelos para espelhar a formação da nossa personalidade. Pais, professores, tios, avós são pessoas que admiramos e assim tornam-se fonte de estímulo que é registrado em nossa memória. Todos eles influenciam e influenciaram nosso desenvolvimento psíquico.

Podem ter certeza que sem nenhum modelo a seguir, seríamos como os homens das cavernas, com linguagem pobre, sem escrita, sem cultura. Pareceríamos animais.

Diariamente armazenamos a sabedoria, a agressividade, a alegria, a tristeza, o bom humor, o amor, o ódio e assim por diante. Mesmo que indiretamente, arquivamos os comportamentos daqueles que nos moldam e assim interpretaremos nosso papel na sociedade.

Bem, como vocês repararam, não foram apenas as características boas que assimilamos dos nossos modelos. Isso acontece por que aqueles em quem nos inspiramos também cometem falhas. Todos eles cometem erros e essas falhas são repassadas a nós. Todavia antes um modelo com falhas do que a ausência dele. A vida é um eterno aprendizado. Sempre precisamos aprender com os outros. Observar sua história para assim escrevermos a nossa.

Assim sendo, por que então não nos baseamos na pessoa que foi o Mestre da qualidade de vida? Por que não nos inspirarmos em quem viveu, na plenitude, todos os princípios mais excelentes da psicologia? Existe alguém que viveu o topo da saúde intelectual, emocional e social. E isso tudo num ambiente propício a ele ser deprimido e ansioso. Por isso ele viveu o ápice da tolerância, da solidariedade, da paciência.

Vocês já devem imaginar que estou falando de Jesus Cristo. E Jesus o homem, não o filho de Deus. Não aquele que fez milagres, mas aquele que foi perfeito em sua arte de pensar. O Homem que chorou, que foi rejeitado, que suportou a humilhação, que foi ferido e preso. Que foi morto.

Deixo aqui essa orientação, se assim posso dizer. Tentem ter como modelo o Homem que foi inteligente, que sabia pensar antes de reagir. Que sabia expor e não impor suas idéias. Aquele que sabia amar. Que apostou sua vida em nós, seres humanos.

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens. E, achado na forma humana, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.” (Fp 2:5-8)

Um abraço a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

A grandeza da fé q existe dentro de vc te faz transmitir paz,alegria para quem esta ao seu redor.Saiba q te acho uma pessoa iluminada e q DEUS continue abençoando vc e sua familia.Bjão PAPATY