terça-feira, 14 de agosto de 2007

Dia dos Pais.

Como havia prometido semana passada, falarei aqui sobre a minha experiência vivida nesse 12 de agosto de 2007. Meu 1º Dia dos Pais.

A palavra “pai” originalmente veio do latim pater. Seu significado: toda pessoa que dava origem a outro ser. Mas ser pai de verdade não é simplesmente colher os frutos dos momentos de prazer. Ser pai é saber o quanto o fruto, seu filho, ainda precisa amadurecer. É saber ajudar a criança a se levantar quando ela está caída. Um pai deve perceber quando seu filho está necessitado, quer de carinho, quer compreensão, ou até mesmo de coisas físicas. O verdadeiro pai é aquele que mostra a seu filho que as experiências da vida lhe trazem lições valiosas. É aquele que serve de modelo de conduta para seu pequenino.

Neste último domingo obtive a experiência mais gratificante de minha vida. Foi um dia repleto de emoções por estar ao lado da minha pequena Isabella. Como um bom pai que quero ser, procurei desde cedo participar das atividades de minha filha. Foi o primeiro banho que dei nela sozinho (supervisionado). Alegria plena. Cada sorriso, um galardão no Céu. Mais tarde procurei trocar a fralda (não me importei com o cheiro), dentre outras coisas.

Decidimos que iríamos almoçar fora. O restaurante, como de preferência, Japonês. Algumas pessoas que convivem comigo sabem do meu hábito de permanecer em restaurantes apenas o tempo necessário à alimentação. Não foi o que ocorreu domingo. Fiz questão de passar umas boas horas na companhia da minha “filhota”. Pude compartilhar diversos momentos de alegria. Desde fazê-la dormir (embalada por uma mamadeira), até pequenos sorrisos dados, para alguma palhaçada que fazia para ela. Também não foram poucas as gargalhadas. Agradeço a Deus pelo humor da Isabella não ser semelhante ao meu. Ela tem se demonstrado bastante sorridente para as pessoas que estão ao seu redor, bem diferente do pai.

Vários foram os momentos que me vi com lágrimas nos olhos. Os presentes? Nada que importasse tanto quanto a presença daquela criança. Todavia ganhei duas canecas de café feitas com desenhos e fotos (uma minha com ela no colo e outra com a foto dela que mais gosto). Simplesmente maravilhoso. Todas as vezes que vou tomar café, ou até mesmo água, me deparo com a foto da minha princesa. Belo presente. Lucila acertou na mosca. Muito obrigado pela surpresa.

O dia foi se passando, mas os momentos de alegria não foram menores. Quero poder ajudar minha filha a fazer o seu melhor de acordo com os conhecimentos que ela for adquirindo. Quero ser amigo presente, pai amoroso e atento às suas necessidades. Quero sempre me encontrar de joelhos pedindo a Deus que abençoe e ilumine os caminhos dessa criança maravilhosa. Que o Senhor possa sempre colocar em meus lábios conselhos sábios a serem repassados a essa criança.

“Ouvi, filhos, a instrução do pai; estai atentos para conhecerdes a prudência. Dou-vos boa doutrina, portanto não deixeis o meu ensino. Quando eu era pequeno na casa de meu pai, tenro e filho único de minha mãe, ele me ensinava, e me dizia: Retenha as minhas palavras de todo o seu coração; guarda os meus mandamentos, e vive. Adquire a sabedoria, adquire a compreensão; não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas se apartes.” Pv 4:1-5.


O fato triste do final de semana ficou por conta do meu pai. Não sei se já relatei isso aqui anteriormente, mas sempre enxerguei em meu pai uma predileção maior pelo meu irmão. Não sei se por ele ser o filho primogênito, ou quem sabe por ser o filho bem sucedido. A verdade é que mais uma decepção tomou conta de mim. De antemão havia convidado meu pai a passar o dia dos pais comigo e minha família. Já tinha reservado o restaurante e aguardava apenas o domingo para sairmos. Acontece, que no sábado a noite, meu irmão chamou meu pai para almoçar juntamente com ele. Como era de se esperar ele não recusou o convite falando apenas comigo que “filaria a bóia” na casa do meu irmão e que mais tarde estaria em casa...

Mesmo decepcionado não me furtei a levar a Isabella, à tarde, para passar alguns momentos com o avô. Espero que meu pai perceba, um dia, que existe um filho que o ama e que espera ser reconhecido nisso. Minha intenção ao escrever o Blog foi de colocar no título "Dia do Pai", pois foi um dia meu com minha filha e não pude desfrutá-lo, como gostaria, com meu pai. Mas achei que ficaria forte demais...

Um abraço a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Leozinho,pense q hoje vc é pai e por mais q espere do seu pai mais atenção,lembre-se q tdo q vc espera dele a ISABELLA LINDA terá em dobro.PAPATY