terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Serviço.

“Você não precisa ter um diploma para servir... Só precisa ter um coração generoso e uma alma movida pelo amor”. – Martin Luther King Jr.


Faz algum tempo que não retorno ao tema "servir". Talvez uma palavra que me traz de volta ao tema seja: sacrifício. Isso se deve ao fato de ser necessário fazer alguns sacrifícios se queremos servir aos outros com um coração sincero.

Quem sabe não tenhamos que abrir mão do nosso eu, da nossa soberba, da nossa ambição, do nosso poder? Mas a reflexão vai um pouco mais fundo. Muitas vezes a necessidade é de não querermos ser admirados e tampouco termos respostas para todos as indagações. Eu mesmo acredito sofrer desse mal. Sempre fico agoniado quando não tenho respostas na ponta da língua para as perguntas que me são feitas. Talvez ainda seja pior quando a pergunta foi dirigida a outro, pois ali está a maneira ideal de “aparecer”. Contudo luto contra esse sentimento dentro de mim. Procuro criar a cada dia uma repulsa a esse sentimento.

Estar em uma posição de liderança requer sabedoria. Nem sempre é hora de sermos servidos, como o posto de líder faz-nos querer. Entretanto penso o contrário. Uma vez que a pessoa se encontra em um cargo de liderança ela tem maior facilidade em poder ajudar aos outros. Independente de quem seja. Basta saber que alguém requer de nós a atenção. Quem está no poder tem a prerrogativa de abrir mão da sua situação e servir de bom grado ao próximo.

Nenhum de nós necessita de nada, simplesmente nada além de boa vontade para começar a fazer diferença no mundo. Ah, você está pensando quão grande o mundo é. Certo que tal começar pelo seu estado, município, bairro, comunidade, ambiente de trabalho, faculdade/escola? Sempre há espaço para alguém que queira fazer diferença praticando boas ações.

Comece a fazer a sua.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: