terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Para refletir.

Toda vez que entro no meu ambiente de trabalho, sinto-me como que dentro de uma pequena comunidade, na qual reina a diversidade. Diversidade de raças, credos, temperamentos, etc. Todavia essa comunidade se parece muito com as amizades que fazemos durante nossa vida. No início seus laços são fracos, mas no decorrer do tempo eles se tornam fortes e duradouros.

O que acho engraçado é que em sua maioria, os membros dessa comunidade foram escolhidos ao acaso. Uns vêem por indicação, outros por competência, e alguns aproveitam a oportunidade que lhes bateu à porta. O importante é saber aproveitar e tirar proveito ao máximo dessa diversidade presente.

Uma característica que vi presente nesses anos de convivência com as pessoas que trabalham comigo e que elas vão desenvolvendo um senso de lealdade que me agrada em grande parte. Ser leal às pessoas é uma virtude muita bem vista por mim. Existem pessoas que estão dispostas a abrir mão de muita coisa em prol do próximo. Além disso, elas não se traem e procuram crescer juntas.

A amizade acabou por se criar dentro dessa comunidade e esse é um valor enorme para a vida das pessoas. Uma coisa apenas me faz refletir às vezes. Cada um permanece dentro de uma comunidade única e exclusivamente por sua escolha. Não existe obrigação em permanecer nela, mesmo porque, diante de nós sobrevirão desafios enormes. Muitas vezes diante de um desafio nossos propósitos esmorecem.

Mas unida, uma comunidade pode enfrentar qualquer tribulação. A capacidade de cada um é multiplicada pelo número de seus membros. Entretanto ela necessita permanecer unida e coesa. Adiante poderemos ver que, até amizades pouco prováveis de serem feitas surgirão. Através do respeito e cuidado com o próximo, poderemos crescer ao lado dos amigos que faremos.

A minha função nesse caso é de encorajar as pessoas que estão ao meu lado. Uma coisa digo a todos: que sejam amigos e que possam me ajudar, pois preciso de todos eles. Assim espero que nossa pequena comunidade seja abençoada por Deus. Certamente nesses anos estou escrevendo um capítulo da minha história.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: