terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Criação.

Minha filha está agora com 10 meses de idade. Graças a Deus que seu desenvolvimento está indo de vento em popa. Ontem ela deu seus primeiros 15 passos sem o auxílio de ninguém. Foi uma alegria enorme poder ver minha pequena caminhando sozinha.

Uma coisa que sempre priorizei foi o não “aprisionamento” da Isabella. Não sou favorável a esses “cercadinhos” em que os adultos colocam a criança para que assim eles fiquem livres para fazer outras coisas. Na minha opinião a criança deve ter toda a condição para engatinhar. Existem estudos que enfatizam a importância da criança engatinhar para seu desenvolvimento sensorial e motor. Além disso, a criança ainda aproveita os estímulos sensoriais para o desenvolvimento de sua inteligência.

Eu sempre fui contra colocar minha pequena em um andador. Tem pais que o fazem e eu não critico. Apenas não apressei minha filha na busca de seus primeiros passos. Dei a ela a oportunidade de andar no momento exato em que ela estava pronta para tal.

Estimular a criança a engatinhar no “padrão cruzado” é muito importante. Existem pediatras que falam a respeito da relação entre esse engatinhar e o Q.I. da criança. Assim sendo, procurei ser sensato no encorajamento da minha filha. A melhor maneira de se fazer isso? Bom, acredito ser um chão limpo onde o bebê possa ter liberdade para se mover com segurança e liberdade. No tocante a Isabella, minha sogra sempre deixa um monte de brinquedos para que ela possa escolher com qual deseja se divertir. Às vezes acontece de ser uma tampa de panela, ou um copo plástico mesmo. Nem sei o motivo que ainda me faz comprar brinquedos caros se a vejo se divertindo com coisas mais banais. Outra coisa que procuro fazer é comprar brinquedos pedagógicos para ela.

Amanhã falo um pouco mais da minha baixinha. Aliás, já há algum tempo dei o nome carinhoso de “foguetinho” para ela.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: