quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Deixe o “eu” para depois.

Todos nós estamos cansados de presenciar pessoas que só pensam em si próprias tomar os mais diversos tipos de atitudes. Sempre nos deparamos em nossas vidas com indivíduos que não conseguem se desvencilhar da vontade de ver o seu “eu” vir em primeiro lugar.

Ainda nesses dias estava refletindo sobre como as coisas deveriam andar dentro de um ambiente de trabalho. É certo que todos nós adoramos sermos reconhecidos pelos nossos feitos individuais, mas raramente vi crescimento onde apenas um se destaca. A grande “sacada” de um líder ou quem sabe de qualquer um, é entender que apenas com um objetivo coletivo maior as coisas caminharão e, quem sabe, seus esforços particulares serão reconhecidos.

Dentro de um determinado processo as pessoas envolvidas devem abdicar de seus interesses em prol do coletivo. Se o “todo” estiver sendo reconhecido, seus esforços singulares têm chances bem maiores de serem vistos.

Você pode até me dizer que se você mesmo não pensar em si, ninguém mais o fará. Todavia será isso uma verdade? Eu tenho experiências bem diferentes com as pessoas que trabalham comigo. Sinto respeito da parte delas e a recíproca é verdadeira. Tenho a convicção de que muitos deles me admiram e o sentimento que tenho é o mesmo em relação a eles.

Agora, como constituir uma família, por exemplo, se você não pensa em mais ninguém além de si mesmo? Isso seria impossível. Não dá para ter ao redor pessoas dependentes de nós e não nos importarmos com isso. O sentido de família passa longe disso. Filhos, por exemplo, não são brinquedos que guardamos assim que nos cansamos deles. Nossas crianças permanecerão em nossas vidas por longo tempo e sempre serão dependentes de nós.

O mais engraçado é que todas as vezes que nos sentimos incapacitados, nervosos, atribulados, a melhor coisa a se fazer não é buscar ajuda para si mesmo. Pelo contrário. A resposta certamente está em procurar alguém para ajudar, pois assim que deixarmos nosso “eu” de lado, ele simplesmente deixará de gritar em nossos ouvidos, simplesmente por não estarmos mais dando atenção a ele.

Ajude alguém. Sempre tem algum necessitado perto de nós, basta olhar para o lado e não para dentro de si mesmo.

Fica no final da postagem um pensamento para o dia: “Quando eu faço o bem, me sinto bem” – Abraham Lincoln.


Um abraço a todos.

Nenhum comentário: