quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Fazendo justiça.

O que é Justiça? Pensando rapidamente me vem a mente que um conceito prático é: dar aos outros aquilo que eles merecem.

Algumas pessoas merecem ser amadas, honradas, respeitadas. Outras, segundo nossos olhos merecem ser punidas. Todavia quem somos nós para acharmos isso? Será que existe tanta inocência em nossas vidas para assim requererermos que ocorra com outras pessoas?

Lendo a Bíblia, que é meu livro de cabeceira, tenho o entendimento de que vivemos em um mundo fracassado, de pecados. Um mundo onde todos pecaram e estão carentes da glória de Deus. Dessa maneira, me vem à mente apenas que a melhor recompensa que podemos requerer, não só em nossas vidas, mas também na dos outros, é a misericórdia.

É comovente a passagem bíblica que fala da mulher adúltera. Enche-me os olhos ver que diante de toda aquela multidão raivosa, Jesus diz apenas que aquele que não tivesse pecados que fosse quem atirasse a primeira pedra. Mas o que mais chama a atenção é o final do texto, onde Jesus pergunta à mulher onde estão aqueles que eram seus acusadores. Como não havia mais ninguém presente, visto que todos somos pecadores, Jesus se volta para aquela mulher e lhe diz: Ninguém te condenou? Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais. – João 8:7-11.

Maravilhoso o desfecho desse encontro. Mas vale lembrar que Jesus diz à mulher que ela não deve pecar mais. Todos merecem o nosso perdão. Independente do feito contra nós. Todos merecem ser livres. Livres do nosso grilhão. Dessa maneira estaremos sendo misericordiosos com o próximo da mesma maneira que Deus foi conosco.

Nessa vida devemos estar cientes de nossas falhas e fracassos. De modo que teremos maior facilidade em conceder o perdão ao próximo. Se fomos agraciados por Deus, qual o motivo de não compartilharmos tamanha graça?

A Bíblia nos incita a dar... Dar de maneira que receberemos de volta, em boa medida, recalcada, sacudida, transbordante e generosa. Da maneira com que medirmos aos outros, certamente será a medida que será usada em nós. – Lc 6:37-38.

Por fim meus amigos pensem nisso: Muitas vezes na vida, alguém tem que desistir de determinada coisa de forma que outros possam tê-la. De certa forma isso é profundo demais para mim...

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: