sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Realidade?

Outro dia lendo um texto do Gilberto Dimenstein percebi que faço parte daqueles que acreditam que passamos boa parte do nosso tempo sendo manipulados como “bobos” pelos veículos de comunicação.

O texto de Dimenstein trata da figura de Tiradentes. Não aquele que aparece na estátua que temos na Avenida Afonso Pena aqui em Belo Horizonte. Exatamente, aquela imagem de um homem de barba e cabelos compridos foi há algum tempo “desmascarada” por documentos da época que demonstram que Tiradentes nunca teve aquela imagem.

Mas qual o motivo deles reproduzirem um homem que fazia sua barba constantemente e mantinha o cabelo curto por conta do seu ofício (Soldado da Polícia Militar) daquela maneira. Simples, para fazer o mártir o mais parecido com a imagem que temos de Cristo. Quer apelo maior do que esse? Deixá-lo semelhante a Cristo? Pois é essa a realidade.

O que quero dizer é que vivemos a maior parte do tempo sendo manipulados pela televisão (mídia). Quer por informações distorcidas, tais quais as da Folha e do Estadão que tratam da fusão BrOi, ou até mesmo pelos programas de “péssimo gosto” como Big Brother Brasil e outros.

Os jornais vêem publicando matéria falando da fusão BrOi e colocando “palavras” na boca do Governo Federal que até agora não se manifestou, principalmente na pessoa do Presidente, sobre o fato.

Outro dia estava lendo no portal IG uma matéria falando sobre críticas que uma blogueira estava recebendo por ter feito uma representação junto ao Ministério Público contra o BBB. A amiga blogueira estava apenas defendendo o seu direito de ter na televisão programas decentes (uma vez que o BBB é uma baixaria de todo tamanho) apresentados pela maior emissora de nosso país. Vivo criticando com as pessoas que trabalham comigo programas como esse. Acho o BBB de nenhum valor para nós além do fato de nos empurrar goela abaixo sexo (pelo menos indução), bebidas, palavreado inadequado dentre outras coisas.

Sei que vão ter aqueles que dirão: se você não gosta não assista. Sei disso e até compreendo essa manifestação vinda de quem admira essa programação. Todavia penso nas pessoas que são menos instruídas, menos favorecidas e naquelas que não possuem TV por assinatura, ou seja, não possuem opção de canais a serem vistos. Essas ficam a mercê da manipulação.

Não quero defender a, b ou c. Quero apenas compartilhar com as poucas pessoas que lêem o Blog o meu ponto de vista.

Quer saber mais sobre a fusão da BrOi: http://conversa-afiada.ig.com.br/

Quer saber mais sobre o texto que li do Dimenstein: As Armadilhas do Poder - Bastidores de Imprensa – Gilberto Dimenstein.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: