segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Reflexão

Nas minhas férias li alguma coisa. Não cheguei a ler nenhum livro por completo, pois tirei férias até mesmo da leitura. Um trecho de um livro me chamou a atenção. Vou reproduzi-lo aqui com minhas palavras...


Por muitos anos um mendigo fica sentado, no mesmo lugar. Certo dia, ao pedir uma esmola, uma conversa mudou sua vida:

- Tem um trocado para mim moço? – murmurou o mendigo.
- Não, não tenho – retrucou o estranho. E você, o que tem dentro desse baú debaixo de você?
- Não tenho nada, é apenas uma caixa velha. Nem sei ao certo o que tem dentro, pois estou sentado a vários anos em cima dela e já me esqueci.
- Não gostaria de olhar o que tem dentro? Perguntou o estranho.
- Não – respondeu. Não tem nada nela mesmo!
- Dê uma olhada nela, por favor? Insistiu o estranho.

O mendigo resolveu abrir a caixa e percebeu, para seu espanto, que ela estava cheia de ouro.

O escritor era o estranho nos mandando olhar para dentro de nós mesmos. Mesmo que pensemos não sermos mendigos, mas acredito que aqueles que não encontraram a verdadeira riqueza do próprio ser, é um mendigo em busca apenas de bens materiais.

Buscam do lado de fora, migalhas de prazer, aprovação, segurança, amor, embora tenham guardado dentro de si próprios um enorme tesouro.

Cada um sabe de si, tem suas convicções, paixões e crenças. Eu tenho as minhas, e acredito que essa busca nos leva ao encontro de Deus.


Um abraço a todos.
Estava me esquecendo dos créditos. O conto acima li num livro de Eckhart Tolle.

Nenhum comentário: