segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Generosidade.

Você já pensou em ser generoso? Não? Por que? Por não ser possuidor de muitas posses? Pois essa resposta está errada. Mesmo aqueles que não são dotados de muitos bens, podem e devem ser generosos.

Uma das maneiras mais maravilhosas que o ser humano tem para ser generoso é o ato de compartilhar opiniões, informações e conhecimento. Todas as vezes que um pai senta ao lado da cama de seu pequeno filho e lhe conta uma história, mal sabe ele que este gesto é de grande generosidade.

Um outro hábito que enxergo ser generoso é o de defendermos o próximo contra a fofoca. Ser coerente não hora de falar e ouvir é um ato que considero avaliador do caráter de alguém.

Todos os seres humanos deveriam optar em suas vidas por serem generosos e bondosos ao invés de mesquinhos e maldosos. Sempre que pudermos doar de nossa abundancia, devemos fazê-lo livremente e sem ressentimento. Se assim agirmos, nunca seremos escravos de nossas posses e bens.

Na Bíblia encontramos uma passagem na qual Jesus diz ser mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. (Mt 19:24). Essa passagem já demonstra o quão difícil é para o ser humano ser generoso. A riqueza muitas vezes é acompanhada da avareza.

É meu intuito nos próximos dias falar um pouco de algumas virtudes que considero importantes na vida das pessoas. Comecei pela simplicidade, passei pela generosidade e ainda quero falar sobre outros temas se o Senhor permitir.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: