quarta-feira, 11 de julho de 2007

Motivação

O que é motivação? Talvez uma boa definição seja: força que leva os indivíduos a agirem de uma forma específica. É claro que não podemos nos ater apenas a isso, pois temos muitas implicações além dessa definição. Mas creio ser esse um bom significado.

Há tempos resolvi de alguma forma me dedicar (em parte) a motivar as pessoas que trabalham comigo. No meu departamento existem aproximadamente 30 pessoas trabalhando, mas em minha sala apenas 12. Muitas vezes ao chegar no trabalho (sempre por volta das 06:15) procuro deixar algumas frases que retiro de livros que leio na mesa dos “meninos”. Chamo-os de meninos, pois são todos mais novos que eu. A minha intenção com essas frases é sempre trazer algo de novo, de desafiador, de motivador para a vida deles, principalmente no sentido de auto-realização. Mostrar-lhes que todo mundo tem capacidade de se desenvolver e atingir seus sonhos. Eu mesmo, desde que me dei conta da minha doença tenho me dedicado à realização dos meus. Acredito que todo ser humano tem um potencial enorme a ser desvendado. Acontece que, em uma das teorias que trata sobre o assunto motivação, Abraham Maslow diz que todos os indivíduos apresentam uma hierarquia de necessidades a serem satisfeitas. Infelizmente, a de auto-realização se encontra no topo da pirâmide. Isso quer dizer que sempre que a pessoa tiver satisfeito suas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de auto-estima, aí sim ela se dedicará à sua realização pessoal. No entanto, sempre que uma das necessidades que se encontram em um nível inferior estiver ameaçada, a pessoa direcionará sua motivação para ela. Isso implica no que vemos no nosso dia a dia. Pessoas que se dedicam quase que o tempo todo à sua necessidade de alimento, segurança, amizades, e reconhecimento em detrimento de sua realização.

A minha parte procuro fazer. Aos meus “garotos” e “garotas” fica aqui mais uma vez a minha expectativa: REALIZEM SEUS SONHOS.

No que depender de mim, procurarei ser um bom líder, incentivando-os a trabalhar em equipe, a aprimorarem seus trabalhos, a desenvolver as pessoas. Quanto à remuneração, isso não depende de mim (risos), mas sempre estarei procurando lhes propiciar um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Um abraço a todos.

Ps.: Para escrever essa postagem me utilizei do livro “Como Motivar Pessoas” – Iain Maitland. Editora Nobel.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não existe nemhum outro lugar igual ao nosso, somos previlegiados por receber esses incentivos da sua parte.
E com certeza, tem nos motivado!!!!
Valeu

Anônimo disse...

Eu é quem diga! Minha cabeça num é mto boa, c já sabe né... mais com a sua ajuda eu consegui ter umas idéias boas e até ganhar prêmio com uma delas!!! ô R$20,00 que veio numa boa hora viu... rsrsrsrs. Brigadão Léo por vc estar sempre pensando na gente. Um abraço.

Unknown disse...

Oiii Léoo!!
Quero q saiba que para mim vc sempre foi um otimo lider,hoje vejo que muitos de seus conselhos deram certo pra mim.
Vc e uma pessoa muito iluminada e fico muita agradecida por tdo!!!
Acho q nunca vou encontrar um patrão tão amigo...patrão vc não e mais...agora amigooo pra sempre né?!!
Bjosss
=]]