sexta-feira, 6 de julho de 2007

Solidão

Algumas vezes em minha vida me peguei divagando sobre o que é solidão. Segundo o dicionário, seu significado é:

Solidão – s.f.,
estado de quem está só; (solitário; sem companhia; afastado da convivência social).

Durante as seções de psicoterapia que tenho feito fui questionado pela psicóloga acerca de meu comportamento social. Ela me perguntou se tinha muitos amigos. A resposta como muitos de vocês já sabem foi: Não. Indagado sobre os motivos desse isolamento pudemos concluir que, devido a minha doença, desenvolvi uma característica peculiar: sempre que me vejo diante de algum desafio ou problema, procuro uma rota alternativa que evite o confronto. Sempre fujo dos enfrentamentos.
Talvez isso explique por que durante a minha vida tive poucos amigos. Sempre achei que amigos de verdade eram aqueles que não tinham nenhuma expectativa a nosso respeito. Que eram aqueles que conviviam conosco pelo simples prazer de estarmos juntos. Por isso, sempre me afastei de pessoas que esperavam alguma coisa de mim, quer seja atitude, que seja comportamento ou quem sabe até que eu não me comportasse de determinada maneira.
É claro que ótimas amizades surgiram nesse tempo. Faço aqui menção a meus dois grandes amigos: Pablo e Daniel. Amigos sinceros, fiéis, sempre solícitos. Mas não deixo de fazer referência a amigos de tempos atrás. Jonas, eu sei que está fora do Brasil mas creio que sempre seremos amigos. João, talvez o tempo que você passou na África tenha esfriado nosso convívio. Mas certamente guardarei os bons momentos de nossa infância na memória. Tentei pensar em mais alguém. Vi que não sobrou muita gente.
O TDAH é um transtorno por muitos desconhecido. Agradeço a Deus pelo fato de agora estar sendo bastante divulgado. Sofri muito desde pequeno para me adaptar aos diversos grupos sociais em que estive presente. A Igreja Batista me acolheu como um filho. Pena que esse filho (talvez como na parábola do filho pródigo) esteja distante.
Queria deixar registrado que agora a minha busca é por abertura. Abertura de sentimentos, de pensamentos, de mim mesmo. Se vou conseguir me livrar da solidão, somente o tempo vai dizer. Quero não mais me sentir isolado do mundo, recluso onde ninguém possa me encontrar e incomodar.
Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário: