sexta-feira, 27 de julho de 2007

Criatividade

Voltando a falar um pouco mais sobre criatividade, gostaria de salientar que a criatividade é a “alma dentro do cérebro”. Em uma passagem bíblica, temos um versículo que diz: “Criou Deus os céus e a terra e tudo o que neles existe”. Sendo assim, cabe ao homem a tarefa de descobrir o que há nessa existência.

Não há dúvidas que a palavra Criatividade tem total ligação com Deus (O Criador). Ela é uma característica de Deus. Portanto, toda a vez que criamos algo testificamos que Deus existe.

Sempre tive para mim que a rotina é uma das coisas mais prejudiciais aos seres humanos. Quem convive comigo sabe bem disso. Todos nós devemos aprender a criar situações novas em nossas vidas. Situações tais que nos tragam alegria. Podemos ser criativos até mesmo ao dirigir. Quem anda de carro comigo já pôde experimentar um pouco disso. Eu me nego a fazer sempre o mesmo caminho quando percorro um trajeto conhecido (como de casa para o trabalho). Uma das coisas que mais faço é alterar minha rota passando por ruas e avenidas diferentes. Dessa maneira não condiciono meu cérebro àquele caminho e, ao mesmo tempo, descubro novas paisagens, pessoas, casas, um “mundo novo”.

A Criatividade é na verdade um processo de tornar-se sensível. Sensível a problemas, a dificuldades, a buscar soluções, a enxergar a realidade com outros olhos. Mesmo que para tal a pessoa utilize uma companhia. Isso mesmo, tem determinados indivíduos que não conseguem realizar projetos sozinhos. Então, tenha sempre um parceiro para essas horas.

Uma outra maneira que me utilizo para despertar minha criatividade é afastar-me do meu universo rotineiro. Procuro sempre me propiciar um relaxamento físico, mental e emocional. Busco situações que me façam sentir feliz (apesar disso ser bem difícil). Tenho prazer em visitar o zoológico, o Parque das Mangabeiras, o Parque Ecológico da Pampulha, ir ao Circo, dentre outras coisas. O que importa é que sempre estou fazendo coisas diferentes.

Vou deixar abaixo uma relação de táticas para serem colocadas em práticas na busca da criatividade. São elas:

Relacione-se com outras pessoas.
Seja bem humorado.
Faça da leitura um hábito.
Mantenha-se atualizado em relação a inovações tecnológicas.
Liberte sua mente.
Encare seus desafios com uma visão diferente.
Seja diferente.

Um abraço a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Léo, com certeza a criatividade nos faz ser cada vez melhor,nos faz sentir capazes de poder ser ou criar algo que possa nos beneficiar e aos outros também,principalmente quando essa criatividade é reconhecida por uma outra pessoa...e acho que voçê soube nos auxiliar muito com as nossas reuniões,conversas,etc.Muito obrigado por se preocupar conosco, embora ainda possa ter problemas que muitas das vezes,tenho certeza que não poderei resolvê-los,mas se precisar,pode contar comigo.Beijão da To Night e que Deus te abençõe muito.(Perdoe pelos erros,mas vai demorar um bucado pra te acompanhar, rsrsrsr)