terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Reflexão.

A maioria das pessoas aprende, com o tempo, a diferença entre dar a mão a alguém e aprisionar uma alma. Aprende que amar não significa amparar-se, que companhia não significa segurança e que estar junto não é bem um contrato de compra e venda, nem tampouco de prestação de serviços.

Durante a vida aprende-se que todas as derrotas devem ser aceitas de cabeça erguida, que devemos aceitar os desgostos do dia a dia, como adultos, e não como crianças. Não existe uma estrada pronta para se seguir. Os caminhos são construídos, trilhados, partindo-se do hoje, visando o futuro, que por sinal é bem incerto, e para muitos a Deus pertence.

Com o tempo, aprende-se que quem brinca com fogo acaba se queimando, e que infelizmente vamos nos importar com pessoas que simplesmente não se importam.

Um dia descobrimos que não faz diferença o quão boa seja determinada pessoa, que não importa o quanto ela te ame e admire, ela vai feri-lo. E você? Você deve perdoar.

A escola da vida vai nos ensinar que as verdadeiras amizades não se perdem pelo caminho. Não precisamos mudar de amigos, basta entendermos e aceitarmos que eles mudam. Basta compreender que nada ou tudo, estando ao lado de quem se gosta, vale muito.

Vamos aprender que desabafar alivia a dor da alma. Vamos sofrer ao descobrir que se levam anos para construir e ganhar a confiança de alguém, e apenas segundos para destruí-la. Em poucos instantes fazemos coisas que nos trazem arrependimento, quem sabe, pelo resto da vida.

Ah, você vai aprender, infelizmente, que as pessoas que amamos, nos são tiradas muito antes do que esperamos. Meu falecido avô é um grande exemplo disso. Portanto, devemos aprender a sempre nos despedirmos de quem amamos com palavras doces, pois talvez tenha sido essa a última vez que a vimos.

Circunstâncias e ambientes nos influenciam, vivemos fazendo comparações entre as pessoas, mas no fundo, cada um é responsável por si mesmo, e se cabe alguma comparação, essa deve ser de nós mesmos, com o melhor que poderíamos ser. E esse ser, leva muito tempo para ser construído, mesmo sendo o tempo para se viver muito curto.

Sabes aonde estas? Sabe pelo menos para onde está indo? Se sua resposta for não, vai acabar descobrindo que lhe falta objetivo e que qualquer lugar lhe serve. Ou você toma as rédeas da sua vida, ou ela vai te levar para qualquer lugar.

Seja flexível, mas sem perder a sua personalidade. Entenda que para se ter paciência, é preciso exercitá-la, e que isso requer paciência... Sonhos não são bobagens, nem sei ao certo quais coisas seriam bobas... mas os sonhos não passam nem perto disso. Eles são feitos para nos motivar.

Se alguém não te ama da maneira como você gostaria, não pense que por isso não existe amor na relação. A forma de demonstrá-lo é que não lhe agrada. Respeito o fato e, quem sabe, procure entender, ou procure esquecer.

Toda moeda tem dois lados. Quais seriam eles mesmos? E a verdade? Teria ela dois lados? Existem duas verdades? Ou apenas uma? Talvez a verdade esteja intrinsecamente ligada ao ponto de vista. Depende de quem vê. E o que lhes disse, é verdade? Não sei. Cabe aqui o seu ponto de vista. É isso que quero que entendas...

Nenhum comentário: