quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Perdão.

Durante os últimos 16 anos, provavelmente essa seja a palavra que mais me impressionou de maneira positiva. Senão, vamos ao seu significado do dicionário:

Perdão
(origem controversa)
s. m.
1. Remissão de culpa, dívida ou pena. Desculpa.
2. Absolvição, indulto.
3. Benevolência, indulgência.
interj.
4. Fórmula que exprime um pedido de desculpas.

Todas as definições acima exprimem o que é o perdão. Todavia, a que mais gosto, está de fora do dicionário. Seria ela: “deixar livre para fazer novamente”. Esse sim é o melhor significado, na minha opinião, para perdão. É deixar a outra pessoa livre para fazer conosco a mesma coisa. Isso mesmo: novamente o mesmo erro. Imagine que alguém tenha errado com você. Bom, o que podemos esperar dela é um pedido de desculpas. Porém, qual a nossa reação mediante esse pedido? Essa é a resposta: Deixá-la livre para cometer novamente o mesmo erro conosco.

Muitos devem pensar que isso é pedir demais ao nosso “eu” racional. Entretanto lhes digo que é a melhor coisa que devemos fazer. O perdão traz liberdade. Traz refrigério à nossa alma e ao nosso espírito. E não é apenas liberdade para nós. Perdoar é dar, também ao outro, a sua liberdade. É não deixar alguém preso a nós por conta de um erro, de uma “burrada” que seja.

Confesso que não é fácil deixá-los ir. Nossa mente quer manter todos aqueles que “pisaram na bola” presos. Mas, para mim, somos nós que nos tornamos prisioneiros do orgulho. Portanto, se alguém lhe bater em uma face, dê-lhe a outra.

Ou melhor: “Let them go”.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: