quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Orgulhoso, eu?

Sim, você! (e eu também). Ah, não se acha orgulhoso? Bem, então vamos lá.

O orgulho é um sentimento que emana de todos nós quando sentimos que nossa dignidade está em jogo. Esse é o lado positivo da palavra, aquele que se relaciona com os brios de um ser humano. Doutra forma, existe sim o lado negativo, e é esse que gostaria de me deter por alguns instantes.

Soberba, arrogância. Uma determinada forma de exaltação própria. Esse é o sentido negativo do orgulho. Prefiro ainda falar acerca de certo “exagero” quanto a valores e princípios de alguém. Sobre o valorizar algo em si próprio, julgando ser isso mais importante do que as outras pessoas.

O orgulho é, possivelmente, uma necessidade de auto-afirmação de uma pessoa. É a obrigação que alguém sente de demonstrar que está certo. Há casos em que mesmo certo, se está errado, e é nesse momento que precisamos refletir.

Ouso a dizer que o orgulho é o inimigo número um do perdão. Não são poucas as vezes em que, mesmo fazendo aquilo que julgamos correto, acabamos ferindo a outra pessoa. Uma resposta “mal dada”, um comentário infeliz, uma surpresa mal sucedida. E é exatamente nessa hora que entra o orgulho. É a falta de capacidade de reconhecer a infelicidade da resposta, do comentário, da surpresa (da reação à surpresa). É a total incapacidade de ser humilde e pedir desculpas, mesmo estando correto (entre aspas).

A situação se torna mais complexa quando a pessoa que se sentiu ofendida, que foi ferida, não aceita as desculpas. Nesse caso, ela prefere romper os laços afetivos, a exercer o perdão. Ela abre mão de fazer uso dos obstáculos da vida para crescer. Na vida, não custa nada ser diferente. Não custa nada abrir mão da amargura e do ressentimento. Vale à pena deixar de lado as picuinhas e não se prender às justificativas que o levam a se sentir injustiçado.

Em uma postagem passada falei acerca do perdão. Volto a frisar: não retenha o perdão. Ao se recusar a perdoar, os grilhões que o aprisionam ficaram contigo indeterminadamente. E não se engane. Diversas outras partes de sua vida serão afetadas pela sua atitude. Imagine que seja tal como uma represa construída, mas que não é capaz de reter todo o fluxo de água. Em um determinado momento, tudo transbordará. E é quase certo que os estragos da inundação serão enormes.

Deixe-os ir. Liberte aqueles que estão presos em seu coração. Caminhe mais uma légua com seus inimigos. E quem sabe mais umas mil com seus amigos. Vale refletir sobre isso.

Um abraço a todos.

"O orgulho é o complemento da ignorância." (Bernard le Bovier de Fontenelle)

"O orgulho divide os homens; a humildade une-os." (Henri Lacordaire)

Nenhum comentário: