Todos nós possuímos uma determinada personalidade. Muitos afirmam que ela é inerente ao seu ser. Todavia um dos sentidos que encontrei para a palavra personalidade é: “a máscara que usamos para o mundo ver”.
Qual é o seu perfil? Como você descreveria a sua personalidade? Você é do tipo sociável? Extrovertido quem sabe? Ah, você é daqueles agressivos? Simpático quem sabe? Essas são características que apresentamos no nosso dia a dia. Mas elas não são referentes ao nosso caráter.
Nosso caráter é descrito como aquilo que está “gravado” em nós. É a moral que temos. O caráter é aquilo que somos por debaixo de nossa personalidade. Ele está abaixo da máscara que usamos.
O ser humano desenvolve sua personalidade nos primeiros anos de vida. Antes dos 10 anos de idade a pessoa já apresenta a sua máscara para a sociedade. Por outro lado, seu caráter é desenvolvido ao longo dos anos. E esse desenvolvimento não termina nunca.
Uma pessoa chamada “de caráter” é aquela que tem predisposição para fazer a coisa certa. Independente do custo que o bem exija, lá está a nossa moral nos empurrando para o seu lado. Tal como Jesus disse: fazer o bem a quem amamos é fácil. Difícil é fazer o bem (a coisa certa) contra a nossa vontade, àqueles que não temos nenhuma afeição.
Para se ter um bom caráter é necessário ter princípios. Por isso entendi que na minha vida os melhores princípios a serem seguidos são os de uma vida cristã. Não que minha vida cristã seja um modelo a ser seguido. A questão foi a escolha que fiz. Eu abracei a Cristo como modelo de vida.
Um abraço a todos.
Contabilizando as memórias de um portador de TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). Contabilizando os problemas do dia a dia. Contabilizando os lançamentos contábeis (risos). Contabilizando os erros cometidos. Contabilizando o dia a dia. Enfim, contabilizando...
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
Personalidade X Caráter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
mocking meanings beliefs dial treatment mcgill sued spender discreet palvix lunches
semelokertes marchimundui
Postar um comentário