terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Crescimento.

Segundo Allen Wheelis, em seu livro “Como as pessoas mudam”, todo ser humano, para sofrer uma transformação em sua vida, necessita passar por quatro etapas.

A primeira é o sofrimento. A maioria de nós carece de um processo de atrito para sair da sua “zona de conforto”. Eu mesmo aprendi que a dor é força motriz para promover uma mudança. Sempre que somos confrontados acabamos saindo da inércia.

A segunda é a percepção. A percepção envolve um processo de estar atento à maneira como nos comportamos e como influenciamos nossos relacionamentos. Todos temos liberdade de tomar nossas decisões e temos a esperança que essas deliberações nos tornarão pessoas melhores.

A terceira envolve nossa vontade. Por vontade podemos compreender nossas intenções e ações. Sempre que nossa intenção é promover uma mudança, esse intento deve vir acompanhado de uma ação. Para isso é preciso comprometimento amplo no sentido dessa mudança. Na verdade temos que ter a consciência de que como seres humanos devemos estar 100% comprometidos com um processo contínuo de mudança em nossas vidas.

A última obviamente é a mudança propriamente dita. Ela envolve um tratamento sistêmico do nosso comportamento. Independente dos percalços não podemos desanimar. Temos que manter o foco e ter paciência para que a mudança ocorra.

Grandes mudanças ocorrem em pequenas doses diárias.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: