quinta-feira, 1 de novembro de 2007

A quem você segue? Parte II

Dentro dos relacionamentos, sempre prezei duas características fundamentais aos indivíduos: Honestidade e Integridade. Normalmente aonde não existe confiança, não existe cumplicidade. Sua relação não passa de um castelo de cartas.

No departamento que trabalho sempre procuro não enganar ninguém. Trabalho com seriedade buscando conquistar a confiança dos meus colaboradores. As relações que mantenho no ambiente de trabalho são inspiradas na confiança. Se não confio, a pessoa dificilmente continuará trabalhando comigo. Se elas não confiam em mim, provavelmente pedirei para sair de onde estou.

Para que possa exemplificar alguns dos comportamentos que acho ideais para o ambiente de trabalho, vou citar certas atitudes que não adoto aqui na Contabilidade. A primeira seria o controle total através do relógio de ponto. Eu sempre peço a colaboração de todos quanto ao horário de trabalho, mas dificilmente brigo por causa disso. Nunca faço reuniões para tratar de assuntos internos sem a participação de todos, ou pelo menos de um grupo de influência. Procuro ser sincero com todos. As regras que imponho no trabalho são simples. Dêem conta do serviço. O resto é conseqüência. Todas as portas estão abertas, minha mesa fica de frente para todos e dou amplo e total acesso a minha pessoa.

Para mim aqui é a extensão da minha casa. Trato a todos como se fossem meus “filhos”. Até mesmo quando preciso demitir alguém, procuro ser sincero com todos acerca dos motivos que me levaram a tomar aquela atitude.

Mantenho as funções um tanto quanto bem delimitadas. Cada um sabe de sua obrigação. Quando surgem as dúvidas, todos são incentivados a me procurarem para tratar do assunto.

No tocante à postagem de ontem, me sinto sempre na obrigação de ajudar as pessoas que estão ao meu redor a serem o melhor que elas puderem. Sendo no aperfeiçoamento de suas funções, seja na procura de um curso superior ou apenas na boa convivência com os demais.
Lealdade no local de trabalho é fundamental para o sentimento de família.

É quase impossível evitarmos as panelinhas na empresa, mas procuro demonstrar a todos o quanto isso é nocivo às relações no trabalho. Todavia nem sempre sou ouvido.

Mais para frente continuo falando sobre o assunto.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: