quarta-feira, 19 de março de 2008

Reflexão.

Tem pessoas que afirmam que “dinheiro não traz felicidade”. Por um lado posso até concordar com essa expressão, no sentido de que a vida não é feita apenas de dinheiro. Todos nós temos que nos preocupar com diversas coisas (saúde, por exemplo) que não seja o dinheiro.

Todavia a minha concordância para por aí. Recentemente lendo o livro “Os segredos de uma mente milionária”, me deparei com muitas verdades relacionadas ao fato de termos ou não dinheiro. Fico até a imaginar que o criador da frase acima não tinha dinheiro algum. Mas a questão não é essa. O que quero enfatizar é uma passagem que li no livro.

“A sua razão ou motivação para enriquecer ou fazer sucesso é crucial. Se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade”.

Mais uma vez estou eu aqui falando de motivação. Na verdade volto ao assunto pelo simples motivo dele ser essencial na vida de qualquer pessoa. Quer ao ir à Igreja se congregar com os irmãos, quer ao sair de casa para trabalhar, ou quer em pensamento (ao se imaginar ganhando dinheiro).

Tem pessoas que são motivadas pelo medo. Exatamente isso. Ao acordar e sair de casa já ficam com medo de perder o ônibus, ou de serem assaltadas no sinal, ou quem sabe de sofrerem um acidente. Passa um pouquinho e lá estão elas com medo de não ganhar o suficiente para pagar uma conta no final do mês. Qual a motivação disso tudo? O medo.

Agora imaginem essas pessoas ganhando bastante dinheiro. O que aconteceria? Elas ficariam com mais medo ainda. Medo ainda maior de serem assaltadas, seqüestradas, de pagar mais impostos, de serem confundidas com alguém que enriqueceu de maneira desonesta.

Tudo girando em torno da motivação. Eu particularmente não me vejo muito motivado pelo medo, mas sim por uma outra força tão perversa quanto. É a necessidade de mostrar que sou capaz! Talvez até mesmo pelo próprio TDAH, sou movido pela necessidade de mostrar meu valor aos outros. Confesso que tenho buscado mudar isso dentro de mim. Tenho que focar nas coisas certas para continuar caminhando. Mas mais importante do que caminhar, é caminhar para frente.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: