quinta-feira, 13 de março de 2008

Nossa Juventude.

Quem nunca se viu diante de um conflito de gerações? Em casa, no trabalho, durante os momentos de diversão, lá estão jovens e adultos divergindo em algum ponto.

Agora eu me pergunto: Qual o motivo de tanta divergência? Acredito que as gerações de hoje são criadas em ambientes totalmente diferentes do que eu, meus pais e meus avós fomos cunhados. A realidade dos jovens de hoje é permeada por coisas que não vivemos com tanta intensidade no passado. Estou me referindo a separação dos pais, a adultos sem compromisso, mentiras, traições, e conversas capciosas. Os jovens de hoje não tem de maneira alguma os mesmos exemplos que tivemos no passado. E sem termos bons exemplos, como seremos bem influenciados?

Os nossos jovens vivem impacientes e ansiosos. Não existe mais neles aquele respeito pelas pessoas mais velhas. Hoje em dia o que pesa são as realizações de uma pessoa. Quanto mais realizada mais respeitada. A imagem que passamos para os outros é que tem se tornado importante em nossa sociedade. Como vivemos “tempos modernos”, a comunicação principalmente tem mudado a tônica dos debates atuais. Nunca se ouviu falar tanto de escândalos e corrupção. As instituições acabaram por perder sua credibilidade. Não posso deixar de citar o recente escândalo envolvendo o “ex” governador de Nova York. Simplesmente um homem que era promotor de justiça, que foi auto de uma lei para punir homens que se envolvessem com prostituição, foi pego pela sua falsa moral. Ele poderá ser preso pela lei que criou. Pergunto-me: onde está a moral, os bons costumes?

Mas aos nossos jovens não cabem apenas críticas. É de se louvar a confiança que eles nos apresentam. Isso sem falar na alta capacidade que eles têm de se adaptar às mais diversas situações. Nossos jovens são bem mais maleáveis e transigentes do que éramos antigamente. Poderia querer eu juntar as características louváveis de cada geração em uma só. Mas para quê isso? Acho que cada tempo tem sua razão de ser. O que nos resta é nos adaptarmos a ele, sem perder nossos valores.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: