quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Quando o “mais” nos faz querer “menos”.

Vou fazer um paralelo com a vida cotidiana. Imagine-se fazendo comprar em um supermercado. No setor de sucos, existe um expositor no qual estão oferecendo a degustação de diversos sabores de um novo suco no mercado. São exatamente 10 sabores a serem degustados. Imagine-se no processo de escolha de um deles para comprar. Creio que essa é uma situação frustrante. Muitas opções, muitas dúvidas. Agora imagine que existam apenas duas opções para degustação: maracujá e laranja. Você prova os dois e pensa: gostei do de maracujá! Vai até a prateleira e leva 2 a 3 garrafas para casa.

Existem pesquisas que comprovam que quanto mais opções são oferecidas, maior a probabilidade de frustração na hora da escolha, até mesmo pela dificuldade criada na distinção entre elas. Muitas vezes isso leva ao desinteresse. Mas nem sempre isso é verdade. Funciona em um grande número de casos.

Agora vou lhe direcionar para sua vida no dia a dia. Quer seja com seus filhos, irmãos, pais, cônjuge, opções demais podem ser frustrantes na hora da escolha. Isso vale para muitas coisas, desde várias opções de refeições até livros para leitura cotidiana. Vale também quando queremos fazer algum “agrado” a alguém. Procure fazer pouco, mas com qualidade. Procure não ser exagerado em suas ações e atitudes. Isso pode causar mais problemas do que trazer satisfação. Volto a dizer: não existem regras, mas vale como conselho. Na verdade, procure saber o perfil da outra pessoa e valorize e se empenhe naquilo que a agrada. Não adianta fazer muito daquilo que não agrada à outra pessoa. Não resolve fazer uma lasanha de berinjela se a outra pessoa, ou quem sabe sua família inteira, detesta berinjela. Faça uso do bom senso.

Não são poucas as situações em que mais é menos e o menos pode se tornar mais. Se esforce em entender isso e, provavelmente, você será mais feliz e não ficará desperdiçando seu tempo naquilo que não vale a pena.

Um abraço a todos.

3 comentários:

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DO SEU BLOG SEJA SEMPRE ASSIM CONTINUE ESCREVENDO GOSTEI PRA CARAMBA

Anônimo disse...

PARABENS CONTINUE COM SEU ENSENTIVO TENHO CERTEZA QUE MUITAS PESSOAS ADORAM SEU BLOG

Anônimo disse...

ESPERO QUE VC APROVE, ESPERO SEMPRE FALA COM VC OK MIL ABRAÇOS E BJS BY;MARIA THAIS