sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

No Hard Feelings...

Acredito que as pessoas não devam guardar ressentimentos ou mágoas. Existem pessoas que dizem que não os guardam, mas não querem mais ver a pessoa que os magoou. Talvez finjam que esqueceram e perdoaram.

Guardar ressentimentos não muda nada o que aconteceu, nem nos torna melhores e não constrói nada em nossas vidas.

Existe certa crença de que as pessoas que perdoam umas as outras, estão fazendo papel de tolas. Normalmente seus lemas são: “pagar na mesma moeda” ou “Olho por olho, dente por dente”. Dessa forma, essas pessoas estão escolhendo acumular o que chamarei de “lixo interior”, tais como a mágoa e o ressentimento.

Sentimentos negativos e destrutivos, como a raiva e o ódio, ficam acumulados dentro de nós e não nos deixam espaço para pensamentos mais “saudáveis”. Esses “lixos acumulados” só nos fazem mal. Pequenos contratempos no trânsito, no trabalho, na família, são exemplos de coisas que se transformam em lixo e impedem que sejamos livres.

Você já parou para reparar quantas vezes fica irritado e nervoso com os outros? E sente que sua irritação sempre parece ser justa? Mas mesmo se fosse, qual a vantagem que você tem em se sentir assim? Creio que não ganhamos nada ao ficarmos dessa maneira. Talvez seja melhor investir em uma “faxina” interna e limpar seus sentimentos.

O perdão é o antídoto de sentimentos negativos. Perdoe a si mesmo e aos outros. Seja generoso, benigno, bondoso. O perdão cura as feridas em nossa alma. Infelizmente não somos perfeitos nem vamos encontrar pessoas perfeitas em nossas vidas. Nem sempre veremos atitudes nos outros de acordo com nosso desejo e nossa vontade. Não tenha a ilusão de que o mundo será da maneira como gostaríamos que fosse. Até mesmo porque se assim fosse, teríamos um mundo para cada habitante do planeta, pois cada um pensa de uma maneira.

Proponho a você exercitar o perdão. Esteja disposto a não manter a mágoa dentro de si. Caso alguém o magoe, liberte essa pessoa de seus pensamentos. Desligue-a da “tomada” do seu pensamento. Acredito que isso lhe fará um bem enorme.

Deus nos ensinou a perdoar. E certamente não acredito que Ele queira algo que seja ruim para nossas vidas.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: