terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Persuasão.

Persuasão: Ato ou efeito de persuadir, convencer, induzir.

Essa é uma questão que tem me saltado aos olhos recentemente. Creio que todos nós estamos mediante alguma situação em que, ou estamos tentando persuadir ou estamos sendo persuadidos. Não são raras as vezes em que nos pegamos em meio a tentativas de convencer uma ou mais pessoas acerca daquilo que acreditamos ou queremos. Ao mesmo tempo estamos diante de pessoas que tentam nos induzir a fazer aquilo que lhes apraz.

Fico imaginando se não estamos diante da Saga de “Guerra nas Estrelas”, onde Jedis e Sith travam diversas batalhas nas quais se utilizam da “Força” para influenciar os seres ao redor. Até mesmo entre eles, existe a tentativa de convencimento. Tanto o Lord Sith tenta convencer os Skywalkers (Anakim e Luke) a irem para o lado negro da força, como Luke, em "O Retorno de Jedi", tenta mostrar a Darth Vader que ainda existe o bem dentro dele. Palavras fortes, impactantes, que geram influência.

É impressionante como somos passíveis de sermos influenciados. Existem estudos e pesquisas que mostram casos em que simples “rotulações” podem alterar o ambiente e influenciar socialmente as pessoas. Algo como no exemplo acima, no qual o simples fato de dizer a alguém que sente existir o bem dentro dela pode mudar seu comportamento (no filme, Darth Vader acaba salvando Luke do Lord Sith, manifestando claramente o “bem” que ainda restava dentro dele).

Tento ser diferente. Ou pelo menos acho que sim. Procuro manter diálogos abertos com as pessoas na tentativa, tal como já falei quando citei a teoria da ação comunicativa de Habermas, de chegar a um entendimento. Mas isso não é fácil, nem simples. Nem sei se existe razão, convencimento, certeza, que não tenha partido de uma influência qualquer. A minha vontade é a de sempre deixar perguntas para as pessoas. Vou conversando e questionando, levantando pontos específicos nos quais creio que a pessoa deva refletir. Mas não me furto de opinar a respeito e é nesse ponto que cometo meu erro. Ao opinar, estamos tentando influenciar a pessoa na nossa direção, porém não sei ao certo como fazer para evitar tal atitude.

Vou continuar pensando a respeito na busca de uma resposta que me seja satisfatória. Enquanto isso, vou tentando influenciá-los com meus textos...

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: